Idéias "New Age" e Pseudo-Ciência não são bem-vindas aqui.

15 de out. de 2009

Um Grande Arquiteto, uma Grande Pirâmide



A maioria das pessoas nunca ouviu falar dele mas, por outro lado, ouviu muito sobre sua obra-prima, a Grande Pirâmide de Gizé.

Hemiunu foi o arquiteto ou, pelo menos, o arquiteto chefe da pirâmide de Khufu (Quéops), a única das Sete Maravilhas que ainda sobrevive até os dias de hoje.

Ele mesmo um príncipe, Hemiunu era filho do príncipe Neferma'at e da princesa Atet, neto de faraó Sneferu e vizir de seu tio, o faraó Khufu.

Hemiunu foi enterrado em uma mastaba individual feita em pedra no Cemitério Ocidental da pirâmide de Khufu, a segunda mastaba em tamanho daquele cemitério, só menor do que uma conhecida como G 2000, de proprietário desconhecido. Quando sua mastaba, conhecida como G 4000, foi explorada pela primeira vez em 1912 pelo egiptólogo alemão Hermann Junker, uma estátua em tamanho natural de Hemiunu foi encontrada em uma de suas serdabs. O corpo era pesado, talvez porque Hemiunu era um pouco obeso ou, talvez, por ser uma representação simbólica de sua prosperidade.

Mas assaltantes chegaram a Hemiunu muito antes Junker. Sua estátua foi encontrada decapitada, tombada sobre uma das paredes do serdab. A cabeça estava no chão e o rosto foi vandalizado pelos assaltantes que lhe arrancaram os olhos, originalmente incrustados com ouro e cristais da montanha. A estátua foi restaurada e agora essa impressionante representação em pedra de Hemiunu está no museu Roemer-und-Pelizaeus-Museum, em Hildesheim, na Alemanha.

Sentado em um banco à semelhança de um trono, os pés de Hemiunu repousam sobre uma plataforma com fileiras de hieróglifos pintados de amarelo, vermelho, marrom e preto. Esses hieróglifos dizem:

"Membro da elite, alto funcionário, Vizir, portador do selo do Rei, Atendente de Nekhen e Porta-Voz de todos os residentes de Pe, sacerdote de Bastet, sacerdote de Shesmetet, sacerdote de Ram e de Mendes, Zelador do Touro Apis, Zelador do Touro Branco, a quem seu senhor ama, Ancião do Palácio, Sumo Sacerdote de Thoth, a quem seu senhor ama, cortesão, supervisor dos escribas reais, Sacerdote do deus Pantera, Diretor de Música do Alto e do Baixo Egito, Supervisor de todos os projetos de construção do Rei, filho do rei de seu próprio corpo, Hemiunu."

Foi assim que os egiptólogos puderam concluir que Hemiunu foi o arquiteto da Grande Pirâmide: ele era o Supervisor de todos os projetos de construção do rei, e sabemos que o rei era seu tio Khufu porque algumas pedras de sua mastaba estão marcadas com datas referentes ao reinado de Khufu. Elas nos dizem que Hemiunu viveu até o 19° ano do reinado de Khufu, e como se supõe que a Grande Pirâmide tenha sido construída em 20 anos, isso significa que ou pirâmide de Khufu foi concluída por ele ou o foi por outro arquiteto de sua equipe.

Sem a menor sombra de dúvida, Hemiunu foi um arquiteto extremamente engenhoso e competente. Basta dizer que após mais de 4.500 anos ninguém sabe como foi que ele construiu sua pirâmide e nem tem idéia de qual é a sua finalidade.

Nenhum comentário: